Número total de visualizações de páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Cancro

O carco é uma doença genética que resulta da perda de controlo do ciclo celular. A divisão de uma célula com mais frequência do que o normal dá origem a uma população de células em proliferação descontrolada e forma uma massa de células, ou tumor.


As células cancerosas têm as seguintes características:
  • São pouco especializadas e com forma arredondada;
  • dividem-se continuamente;
  • invadem os tecidos adjacentes;
  • Podem instalar-se noutros locais do organismo, onde chegam através da corrente sanguínea ou linfática, originando novos tumores que se chamam metástases.
 - Os cancros surgem devido a mutações em proto-oncogenes, que se transformam em oncogenes, ou em genes supressores de tumores. Estes genes codificam produtos que controlam o ciclo celular.


*1Os proto-oncogenes codificam proteínas que estimulam o crescimento e a divisão celular e têm uma função essencial nas células normais, por exemplo, durante o desenvolvimento embrionário e na reparação de tecidos lesados. Quando indevidamente activados, promovem uma proliferação celular excessiva que conduz ao desenvolvimento de um cancro.

*2Os produtos destes genes inibem a divisão celular. A perda destes genes ou a diminuição da sua actividade contribui para o aparecimento de cancro

*3 As mutações nestes genes permitem a acumulação de outras mutações, algumas das quais em proto-oncogenes ou genes supressores de tumores.

Sem comentários:

Enviar um comentário